segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Conscientização da população sobre o "problema do lixo" em Governador Valadares

 Segundo o coordenador da Ascanavi, Gessi Lima dos Santos, a conscientização da população é um dos primeiros passos para superar problemas ambientais e socioeconômicos. "Quanto maior o envolvimento da população, melhor. Todos têm de ficar atentos ao dia que o caminhão da coleta seletiva passa no bairro, para colaborar", comenta. "Para se ter uma ideia do que ainda tem de ser feito, em Valadares são produzidas por dia em média 150 toneladas de lixo, e dessa quantidade 30% a 40% é reciclável, mas somente 5% desse lixo chega à Ascanavi", constata.

"A separação do lixo tem de ser feita de forma correta, separando os resíduos sólidos dos úmidos. Os resíduos sólidos e recicláveis são materiais como papéis, papelões, vidros, plásticos e metais. Os úmidos são: resto de comida, folhas, papel higiênico, fraldas, absorventes, entre outros. Após o processo, é só colocar o material reciclável, de preferência limpo, em uma sacola ou caixa e esperar o caminhão da coleta seletiva passar no bairro. Quando essa separação é feita adequadamente, o material que chega à Ascanavi é de qualidade", completa.

A prefeitura disponibiliza cinco caminhões para a coleta seletiva. Um deles fica à disposição da Ascanavi para recolher materiais recicláveis em empresas. De acordo com a prefeitura, esses caminhões recolhem 120 toneladas de materiais recicláveis em 40 bairros da cidade por mês. O material é destinado à Ascanavi.

Segundo a prefeitura, o contrato com a atual empresa que presta serviço de limpeza urbana não exige instalação de lixeiras para coleta seletiva na cidade, porém, ainda este ano será aberto edital para a contratação de uma nova empresa, e no contrato será exigida a instalação de 400 lixeiras.

domingo, 20 de novembro de 2011

Coleta seletiva : para onde vai o lixo reciclável


Papel velho vira papel novo, garrafa pet vira enfeite de Natal e catador de lixo se transforma em agente ambiental. Tudo isso, e muito mais, é possibilitado pela coleta seletiva. A base é separar o lixo úmido do seco para poder reciclar, porque o lixo pode ser precioso, tanto para preservar o meio ambiente, quanto para gerar trabalho e renda.


Em Governador Valadares, quase todos os catadores, viviam de vender o material catado no antigo lixão. Em 2002, com o apoio do governo municipal, que construiu um galpão com maquinário, se reuniram e criaram a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis Natureza Viva, a Ascanavi. Desde então, os catadores passaram a trabalhar em conjunto, dividindo trabalho e renda. Atualmente, os 74 associados separam o que pode ser reaproveitado. Cada um consegue tirar e média R$ 450,00 por mês.
Para o projeto dar certo é preciso que a separação do lixo funcione. Atualmente o caminhão da coleta seletiva passa em 40 bairros da cidade. São coletadas, em média,    120 toneladas de lixo seco. Durante anos a coleta ficou sem apoio. Agora, a Prefeitura vai reorganizar e reforçar o trabalho nos bairros onde já funciona. A meta é aumentar em 50% o lixo seco coletado.


Materiais que não podem ser reciclados E VÃO PARA Coleta convencional
Sobras de alimentos, cascas de frutas e legumes, pó de café, chá, restos de podas e varrição, papel toalha, papel higiênico, fraldas descartáveis, guardanapos, panos e outros ainda não recicláveis ou sem mercado.


CONFIRA O DIA DA COLETA SELETIVA NO SEU BAIRRO E FAÇA SUA PARTE:
2ª- e 4ª feira
3ª e 5ª -feira
4ª e  6ª-feira
2ª e 6ª-feira
São Cristóvão
Ilha dos Araújos
São Paulo
Santa Rita
Vila Rica
Grã Duquesa
Santa Terezinha
Sir
Jardim Pérola
Morada do Vale
JK I
Santos Dumont
Palmeiras
Santa Helena
JK II
Esplanada
Lourdes
Esperança
JK III
São Pedro
Vila Bretas
Maria Eugênia
Jardim Alice
Universitário
Vila Mariana
Vale Verde
Vila do Sol

São Geraldo
Carapina
Vila Isa


N. S. das Graças
São Raimundo


Altinópolis
Elvamar


Santo Antônio



Planalto



Turmalina


quinta-feira, 17 de novembro de 2011

O tal Aterro Sanitário...

O Aterro Sanitário abriga resíduos sólidos, em geral resíduos domésticos, atendendo a normas legais e critérios ambientais para combate à poluição do solo e camadas inferiores. Este tipo de aterro utiliza técnicas de engenharia e tecnologia seguras para evitar danos ao meio ambiente e à saúde pública e passa por monitoramento constante para evitar vazamentos no solo.
Antes da instalação do aterro sanitário é realizada a impermeabilização total do local que receberá os resíduos e são instaladas redes para coleta e tratamento do chorume, material que reúne todas as impurezas líqüidas e tóxicas do lixo. Os gases que emanam do aterro são captados e tratados, e a quantidade e qualidade do lixo depositado é controlada.

 Lixo sendo descarregado no Aterro Sanitário :


 Aterro Sanitário :
Dreno de Gás :
Dreno de chorume :
Produção de adubo orgânico ( antes de depois ) :


Fotos tiradas por Bianca Gomes 2ano B , Aterro Sanitário de Governador Valadares-MG

Ascanavi...

Antes de ir ao aterro  demos uma passadinha na Ascanavi(Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis Natureza Viva) , aonde fazem a separação do lixo.
 
Antes :
Lixo úmido , não separado ...  Tudo do jeito que veio da sua casa.
Caixa de lanche , garrafas pet, CD's ,sacola de supermercado ,pulseira de neon e etc. Lixo diário de qualquer família.


Depois:
Lixos separados e organizados de acordo com a reciclagem.




 Plásticos :

Caixinhas de Leite :


 Papel :

 Técnica ultilizada para amassar as garrafas pet :
 Local aonde os catadores organizam os lixos em geral :
 Outras fotografrias :
O reaproveitamento ou reutilização consiste em transformar um determinado material já beneficiado em outro. Um exemplo claro da diferença entre os dois conceitos, é o reaproveitamento do papel.A palavra reciclagem ganhou destaque na mídia a partir do final da década de 1980, quando foi constatado que as fontes de petróleo e de outras matérias-primas não renováveis estavam se esgotando rapidamente, e que havia falta de espaço para a disposição de resíduos e de outros dejetos na natureza.

Fotos tiradas por Bianca Gomes 2ano B , Ascanavi de Governador Valadares-MG 

Tipos De Lixo

Lixo doméstico

Também chamado de lixo domiciliar ou residencial, é produzido pelas pessoas em suas residências. Constituído principalmente de restos de alimentos, embalagens plásticas, papéis em geral, plásticos, entre outros.

 

Lixo comercial

                                                   
 Gerado pelo setor terceiro (comércio em geral). É composto especialmente por papéis, papelões e plásticos.

 

Lixo industrial

Original das atividades do setor secundário (indústrias), pode conter restos de alimentos, madeiras, tecidos, couros, metais, produtos químicos e outros.

 

 

Lixo das áreas de saúde

Lixo das áreas de saúde
Também chamado de lixo hospitalar. Proveniente de hospitais, farmácias, postos de saúde e casas veterinárias. Composto por seringas, vidros de remédios, algodão, gaze, órgãos humanos, etc. Este tipo de lixo é muito perigoso e deve ter um tratamento diferenciado, desde a coleta até a sua deposição final.

 

Limpeza pública

Composto por folhas em geral, galhos de árvores, papéis, plásticos, entulhos de construção, terras, animais mortos, madeiras e móveis danificados.

 

Lixo nuclear

Decorrentes de atividades que envolvem produtos radioativos, entre outros.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Reduzir, Reutilizar e Reciclar

O que é a regra dos 3 Rs ?

"R" de Reduzir :
 

O primeiro passo para diminuir a quantidade de lixo é sem dúvida reduzir o que consumimos. Consumir não é necessariamente adquirir alimentos, e sim produtos para qualquer finalidade. Muitas vezes compramos coisas das quais não precisamos, e ficamos dias, meses e anos acumulando "tranqueiras" quando um belo dia decidimos renovar tudo e jogamos todas as nossas "tranqueiras" fora.
Uma outra forma que aumentamos o lixo de casa sem muitas vezes perceber é comprando produtos revestidos com muitas embalagens que no final jogamos fora, ou com embalagens não-recicláveis, por exemplo o isopor.
Então por que não pensamos um pouquinho mais quando fazemos compra, se realmente precisamos das coisas que compramos, pois além de diminuir o lixo, muitas vezes estaremos economizando!

"R" de Reutilizar : 
 

Após pensarmos em reduzir o que consumimos podemos agora procurar reutilizar as coisas antes de jogá-las fora. Podemos reaproveitar os potes de sorvete para guardar comida, fazer arte com garrafas de refrigerante ou jornal, por exemplo papel machê. Imagine se conseguirmos usar pelo menos mais uma vez as coisas que consumimos, o quanto estaríamos diminuindo o lixo de casa! 

"R" de Reciclar : 
  

Após evitar consumir coisas desnecessárias, reaproveitar outras, agora é hora de pensar em reciclar. Muitos materiais podem ser reciclados e cada um por uma técnica diferente.
A reciclagem permite uma diminuição da exploração dos recursos naturais e muitas vezes é um processo mais barato do que a produção de um material a partir da matéria-prima bruta.
A lata de alumínio é um exemplo do dia-a-dia de qualquer um, pois vemos que mal acabamos de tomar o refrigerante e já tem alguém interessado na latinha. Isso porque o Brasil é o número 1 em reciclagem de latinhas, e o valor do alumínio é bem atraente para aqueles que não possuem outra fonte de renda.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Decomposição do Lixo





Estes são alguns dos objetos que a gente vê jogados por aí nas ruas, rios, locais inapropriados. Não nos damos conta do tempo que esse lixo demora para se decompor e do "estrago" que ele faz ficando exposto à natureza. Aposto que você já cansou de escutar a frase "Lugar de lixo é no lixo", mas agora eu te pergunto : Você está fazendo a sua parte ? Pense nisso, pense no meio ambiente.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Reciclagem

símbolo da reciclagem
Símbolo Internacional da reciclagem 

Reciclar significa transformar objetos materiais usados em novos produtos para o consumo. Esta necessidade  foi despertada pelos seres humanos, a partir do momento em que se verificou os benefícios que este procedimento trás para o planeta Terra.

Importância e vantangens da reciclagem 
A partir da década de 1980, a produção de embalagens e produtos descartáveis  aumentou significativamente, assim como a produção de lixo, principalmente nos países desenvolvidos. Muitos governos e ONGs estão cobrando de empresas posturas responsáveis: o crescimento econômico deve estar aliado à preservação do meio ambiente. Atividades como campanhas de coleta seletiva de lixo e reciclagem de alumínio e papel, já são comuns em várias partes do mundo.
No processo de reciclagem, que além de preservar o meio ambiente também gera riquezas, os materiais mais reciclados são o vidro, o alumínio, o papel e o plástico. Esta reciclagem contribui para a diminuição significativa da poluição do solo, da água e do ar. Muitas indústrias estão reciclando materiais como uma forma de reduzir os custos de produção.
Um outro benefício da reciclagem é a quantidade de empregos que ela tem gerado nas grandes cidades. Muitos desempregados estão buscando trabalho neste setor e conseguindo renda para manterem suas famílias. Cooperativas de catadores de papel e alumínio já são uma boa realidade nos centros urbanos do Brasil.

reciclagem de papel Sacolas feitas com papel reciclável

 Muitos materiais como, por exemplo, o alumínio pode ser reciclado com um nível de 
reaproveitamento de quase 100%. Derretido, ele retorna para as linhas de produção das indústrias de embalagens, reduzindo os custos para as empresas.

 Muitas campanhas educativas têm despertado a atenção para o problema do lixo nas grandes cidades. Cada vez mais, os centros urbanos, com grande crescimento populacional, tem encontrado dificuldades em conseguir locais para instalarem depósitos de lixo. Portanto, a reciclagem apresenta-se como uma solução viável economicamente, além de ser ambientalmente correta. 

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Imagem degradante de um lixão.

Para a realização de um estudo acerca do lixo, que é um dos maiores problemas ambientais em âmbito mundial, é preciso compreender o seu significado.

De uma forma sintetizada, o lixo corresponde a todos os resíduos gerados pelas atividades humanas que é considerado sem utilidade e que entrou em desuso.

O lixo é um fenômeno puramente humano, uma vez que na natureza não existe, pois tudo no ambiente agrega elementos de renovação e reconstrução do mesmo. Nesse contexto, o lixo pode ser encontrado no estado sólido, líquido e gasoso.

O lixo pode ser classificado como orgânico (restos de alimentos, folhas, sementes, papéis, madeira entre outros), inorgânico e esse podem ser recicláveis ou não (plástico, metais, vidros etc.), lixo tóxico (pilhas, baterias, tinta etc) e lixo altamente tóxico (nuclear e hospitalar).

Diante disso, o lixo pode ter várias origens, dentre as principais estão os resíduos domésticos, sólido urbano, industrial, hospitalar e nuclear.

Para obter condições satisfatórias no seguimento social e ambiental nos centros urbanos e, especialmente, nas grandes cidades é preciso que haja uma intervenção efetiva do poder público. Dessa forma, as esferas do poder (município, estado e união) têm a incumbência de designar e implantar ações que possam agregar melhorias de vida para a população.
 Sua atuação fica vinculada à criação de áreas verdes, arborização urbana, manejo de um sistema de transporte coletivo que funcione, projetos de moradias populares, saneamento básico e água tratada, monitoramentos dos níveis de poluição, coleta do lixo e muitas outras que são fundamentais.
O Estado é o responsável por controlar e administrar os impostos pagos pelos contribuintes, nesse sentido, é seu dever oferecer tais serviços à população.
 
Coleta de lixo.

Todas as cidades enfrentam diversos tipos de problemas, quanto maior a cidade mais as adversidades são acentuadas. Diante dessa afirmativa, um dos problemas que mais se destaca é a questão do lixo, principalmente o sólido. Diariamente as cidades emitem uma enorme quantidade de lixo e grande parte desses detritos não são processados, ou seja, o excedente vai sendo armazenado em proporções alarmantes. O problema cresce gradativamente, devido o elevado número de pessoas no mundo e o grande estímulo ao consumo presente nas sociedades capitalistas.

Outro ponto não menos importante está na questão social decorrente dos lixões que tornaram uma prova viva da exclusão social e degradação humana, é comum nesses locais a presença de centenas de pessoas que diariamente vão em busca de materiais e objetos que possam ser vendidos para o processo de reciclagem (ferro, alumínio, papel, vidro entre muitos outros) e também restos de alimentos que muitas vezes já se encontram estragados e que mesmo assim são consumidos. Os lixões refletem diretamente as desigualdades sociais presentes em países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento, além de deixar explícita a degradação humana.
Degradação humana nos lixões.

Diante de todas as considerações fica evidente que o lixo deve ser tratado com maior prudência, pois compromete as reservas de recursos naturais, além de poluir e comprometer outros ambientes. É isso que vamos mostrar com o nosso trabalho, esperamos alertar as pessoas para o que está acontecendo principalmente em nossa cidade. Continue acompanhando o blog e desfrute deste conhecimento.