segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Conscientização da população sobre o "problema do lixo" em Governador Valadares

 Segundo o coordenador da Ascanavi, Gessi Lima dos Santos, a conscientização da população é um dos primeiros passos para superar problemas ambientais e socioeconômicos. "Quanto maior o envolvimento da população, melhor. Todos têm de ficar atentos ao dia que o caminhão da coleta seletiva passa no bairro, para colaborar", comenta. "Para se ter uma ideia do que ainda tem de ser feito, em Valadares são produzidas por dia em média 150 toneladas de lixo, e dessa quantidade 30% a 40% é reciclável, mas somente 5% desse lixo chega à Ascanavi", constata.

"A separação do lixo tem de ser feita de forma correta, separando os resíduos sólidos dos úmidos. Os resíduos sólidos e recicláveis são materiais como papéis, papelões, vidros, plásticos e metais. Os úmidos são: resto de comida, folhas, papel higiênico, fraldas, absorventes, entre outros. Após o processo, é só colocar o material reciclável, de preferência limpo, em uma sacola ou caixa e esperar o caminhão da coleta seletiva passar no bairro. Quando essa separação é feita adequadamente, o material que chega à Ascanavi é de qualidade", completa.

A prefeitura disponibiliza cinco caminhões para a coleta seletiva. Um deles fica à disposição da Ascanavi para recolher materiais recicláveis em empresas. De acordo com a prefeitura, esses caminhões recolhem 120 toneladas de materiais recicláveis em 40 bairros da cidade por mês. O material é destinado à Ascanavi.

Segundo a prefeitura, o contrato com a atual empresa que presta serviço de limpeza urbana não exige instalação de lixeiras para coleta seletiva na cidade, porém, ainda este ano será aberto edital para a contratação de uma nova empresa, e no contrato será exigida a instalação de 400 lixeiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário