domingo, 20 de novembro de 2011

Coleta seletiva : para onde vai o lixo reciclável


Papel velho vira papel novo, garrafa pet vira enfeite de Natal e catador de lixo se transforma em agente ambiental. Tudo isso, e muito mais, é possibilitado pela coleta seletiva. A base é separar o lixo úmido do seco para poder reciclar, porque o lixo pode ser precioso, tanto para preservar o meio ambiente, quanto para gerar trabalho e renda.


Em Governador Valadares, quase todos os catadores, viviam de vender o material catado no antigo lixão. Em 2002, com o apoio do governo municipal, que construiu um galpão com maquinário, se reuniram e criaram a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis Natureza Viva, a Ascanavi. Desde então, os catadores passaram a trabalhar em conjunto, dividindo trabalho e renda. Atualmente, os 74 associados separam o que pode ser reaproveitado. Cada um consegue tirar e média R$ 450,00 por mês.
Para o projeto dar certo é preciso que a separação do lixo funcione. Atualmente o caminhão da coleta seletiva passa em 40 bairros da cidade. São coletadas, em média,    120 toneladas de lixo seco. Durante anos a coleta ficou sem apoio. Agora, a Prefeitura vai reorganizar e reforçar o trabalho nos bairros onde já funciona. A meta é aumentar em 50% o lixo seco coletado.


Materiais que não podem ser reciclados E VÃO PARA Coleta convencional
Sobras de alimentos, cascas de frutas e legumes, pó de café, chá, restos de podas e varrição, papel toalha, papel higiênico, fraldas descartáveis, guardanapos, panos e outros ainda não recicláveis ou sem mercado.


CONFIRA O DIA DA COLETA SELETIVA NO SEU BAIRRO E FAÇA SUA PARTE:
2ª- e 4ª feira
3ª e 5ª -feira
4ª e  6ª-feira
2ª e 6ª-feira
São Cristóvão
Ilha dos Araújos
São Paulo
Santa Rita
Vila Rica
Grã Duquesa
Santa Terezinha
Sir
Jardim Pérola
Morada do Vale
JK I
Santos Dumont
Palmeiras
Santa Helena
JK II
Esplanada
Lourdes
Esperança
JK III
São Pedro
Vila Bretas
Maria Eugênia
Jardim Alice
Universitário
Vila Mariana
Vale Verde
Vila do Sol

São Geraldo
Carapina
Vila Isa


N. S. das Graças
São Raimundo


Altinópolis
Elvamar


Santo Antônio



Planalto



Turmalina


Nenhum comentário:

Postar um comentário